sexta-feira, 10 de outubro de 2008

Reply all

É provavelmente o maior fenómeno causador da falta de produtividade de qualquer empresa. com um mail, um pequeno mail, é possível causar quebras de produção em todas as áreas de negócio do país. Sempre que é preciso combinar alguma coisa é óbvio que se recorre ao email para falar com todos de uma vez sem gastar um tostão. O que acontece é que uma vez lançado o primeiro email inicia-se uma enchurrada de confirmações, e como é normal queremos sempre fazer questão de mostrar a todos que sim, vamos. o exemplo do convite normalmente não é muito perigoso, pode haver algumas dezenas de emails de confirmações e possivelmente uns 30 de desvios de conversa do tipo:

1. vou. mas chego atrasado.

2. eu também vou. chegas atrasado porquê.

1. tenho coisas para fazer.

2. és sempre a mesma coisa

3. eu também vou. deves ter muita coisa para fazer...

1. pois tenho.

2. deves ter...


Bom, e por aí vai. Mas o pior, o pesadelo de qualquer pobre coitado que tenha muito para fazer no trabalho, é a bola. Se alguém responde a um email de provocação a falar mal do benfica no fim de semana, acabou-se. Não há mais trabalho para ninguém. O país pára. Cá para mim, o verdadeiro causador da crise não é a especulação, é o reply all.

Sem comentários: